2 de jun. de 2013

EDUCAR É PRECISO


A primeira educação dos filhos é dada por seus pais. É no lar em uma família equilibrada e ajustada que se forma o caráter de uma pessoa.

Lembrando que quando a criança é muito pequena, e parece não saber de nada, mesmo assim é possível ensinar com carinho, amor e respeito, pois nessa fase a criança aprende dos adultos pela observação, isto é, o exemplo falar muito mais do que as palavras.

Quando maior além dos exemplos dado pelos pais e parentes da criança, os conselhos são muito importantes, uma conversa amiga de pai para filho, faz muita a diferença. Conselhos é diferente de ficar pegando no pé do filho. Dê a ele certa liberdade e mostre que confia nele. Faça da criança uma pessoa independente, capaz de tomar decisões.

Não viva a vida dele. Apenas mostre que ele é importante e que dependendo de suas escolhas ele poderá vir ou não a sofrer.

Castigue se for preciso. Veja o que diz a Bíblia em Provérbio: Quem ama, castiga-o na hora precisa. (Pr 13,24). Qual é o filho a quem seu pai não corrige? (Hb 12,7). Tem dados momentos em que os pais têm que “pisa no freio”, ou “puxa o cabresto”, enquanto há tempo.

Eduque em quando puder, pois chegará um momento em que os pais perder toda sua autoridade.

Antes de tudo lembre-se sem amor não se pode educar.
Sinta orgulho de seu filho. Um dia ele terá orgulho de ter uma família amorosa e firme na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário