11 de abr de 2014

OS PENSAMENTOS E AS EMOÇOES

O pensamento tem um papel muito importante na vida de uma pessoa. Um grande filosofa já dizia: "penso, logo existo.”(René Descartes). O homem é um ser pensante que se diferencia dos demais animais. 

Há quem afirme que o somos o que pensamos, em outras palavras, o mundo que vivemos começa na mente. Vejamos o que diz Joseph Murphy, quando se refere ao ser pensante. "Você atrai todas as suas experiências, consciente ou inconscientemente, pelo fenomenal poder da sua mente e das suas emoções, que funcionam sem parar." Através do pensamento as pessoas podem atrai tanto coisas boas como ruins.

Podemos citar um exemplo como o mundo real nasce no mundo das ideias. Um engenheiro, por exemplo, que antes da concretização de um projeto, ele tem ideia que nasce na mente, vai sendo trabalhada até que um dia venha a se tornar realidade.

Outro ponto que esta relacionada ao ser pensante é a emoção. Dizem alguns que somos um poço de emoções.

Existem dois tipos de emoções que são as positivas e as negativas. A primeira é algo benéfico para o ser humano equilibrado criativo e livre de qualquer pensamento negativo. Já a segunda é prejudicial para a vida. Um ser emocionalmente desequilibrado é uma pessoa doente, deprimida, ansiosa.

Pessoas que passam por situações em que as emoções negativas são fortes, podem ate desenvolver doenças em seu corpo, doenças essas chamadas de doenças psicossomáticas, como úlceras, taquicardia etc.

Os sentimentos emocionais não são iguais para todos, cada um pode experimentar de uma maneira diferente.

Outro ponto importante, é que você pode controlar suas emoções e nunca dominar.

Existem hoje muitas maneiras ou técnicas de como as pessoas podem trabalhar melhor o lado emocional como por exemplo: exercícios de relaxamento,  ou de respiração, uma boa leitura etc. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário